quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vestibular é puta revoltant.




Caríssimo sr. Vento, o senhor já percebeu que o vestibular é o maior medo de muitos adolescentes? É um medo e uma carta de alforria: Para os que passam. Já que estou CULT POSER, vou escrever sobre esse tema tão clichê que já chega a ser piada.

Pra quem não estuda no 3º ano ou "prézão" , é difícil conceber a idéia da pressão do vestibular. Ao acordar, você logo será cumprimentado de forma distinta: "Bom dia, vestibular!". Na sua rotina, a palavra vestibular vai aparecer tantas vezes como nesse texto. (mentira, é muito mais)

Ao entrar na sala de aula, o professor vai pedir para encarar todos os seus colegas como concorrentes. Danem-se as amizades e os namoros: São todos inimigos mortais. Por esse e por outros motivos, professores de 3º ano são os únicos que não confio. Diferente dos de outras séries, só os alunos que passam vão fazer sentido pra aumentar o seu reconhecimento. Formar um 1º lugar é tão bom para eles quanto escalar o Everest. Em resumo, a falsidade aumenta geometricamente, visto que muitos deles odeiam o que estão fazendo. * btw, existem excessões *

No meu ultimo colégio, que por questão de ética, não vou nomear (mas sei que os intimos sabem qual é rçrç), a unica intenção declarada era formar alunos para o vestibular. Felizmente só estudei por um ano nele. Obviamente o colégio não tem o dever de formar cidadãos, isso é karma dos pais. Contudo, o colégio que age dessa maneira tem um pensamento bem retrógrado. Muitos deles seguem essa conduta , e acabam formando verdadeiros monstros (e acredite, isso não faltava por lá).

A redação do vestibular é um crime. Preparar pessoas para a redação de vestibular deveria ser considerado crime. São normas tão miméticas que, se fossem julgar esse textinho de merd# que te escrevo, provavelmente acabaria naqueles sites de pérolas do ENEM. Os textos tem que seguir fielmente o tema, sem estrapolar. Sr.Vento, na minha humilde opinião, isso prende mais ainda as pessoas nas idéias pequenas da mídia: Perdi a conta de quantas vezes fiz textos sobre Isabela Nardoni. (Já sei até o CPF dos assassinos)

Aprendi esse ano a função de todas as organelas da célula de uma planta (ou não). Claro que vai ter uma disciplina chamada botânica no meu curso de arquitetura né? As universidades públicas poderiam procurar no dicionário o significado da palavra útil, por que saber a função da organela de uma planta só vai me ser útil em 2012 quando o mundo desmoronar e eu quiser comer capim. (Felizmente, o vestibular acaba junto)

Para os que pensam em passar no vestibular e não abriram sequer o estojo , nem que seja pra desenhar, sempre dou o mesmo recado que os professores dão, mas sem eufemismos tolos: Vocês vão se lascar!

Sorte sua, sr. Vento. Você, além de não ter de fazer a prova de satanás, não corre o risco de sofrer a sensação de ver seus colegas fazendo festa por causa de uma folha de papel enquanto ouve seus pais se martirizando por você não ter conseguido o mesmo. E não adianta aquilo de "vestibular tem todo ano". A dor não passa tão cedo. E olha 2012 aí gente! #globeleza

E para os que acham que ENEM é uma grande mudança, aconselho a estudarem a vida inteira numa escola publica para sentir a diferença (-N) . O fato é, enquanto "os tiozão" de Brasília não reformarem a educação no Brasil -e elegermos tios melhores -, muitos vao ter que encarar essa realidade. Por ultimo, declaro que tenho inveja de você, sr. Vento. Fica só ventando por aí (...)

Um comentário: