sexta-feira, 23 de julho de 2010

Datas Comemorativas me deixam Puto Revolts!





Feliz dia do amigo, sr. Vento! Eu sei que me atrasei 2 dias , mas foi por uma boa causa. Hoje, quero falar o quanto acho datas comemorativas put* revoltantes. (e eu esqueci seu presente, desculpa)

Não é novidade para ninguém que as datas comemorativas são de cunho exclusivamente comercial. Nunca vi nenhum cupido voando no dia dos namorados ou uma tsunami no dia da água. O fato é, existem pessoas que resolvem cuspir toda a emoção entalada em sua vida justamente nesses dias. Coincidência? Creio que não.

Algumas datas surgem por motivos interessantes, como o dia do trabalho. Essas em especial não me irritam (adoro um feriado no meio da semana). Mas, como diabos surgiu o dia do Amigo? Muitas datas comemorativas surgem por fatos bastante isolados: Um padre libertou 20 crianças de uma babá ninfomaniaca e surgiu o "dia universal da luta contra babás possuídas", por exemplo.

(eu mesmo nunca entendi o feriado de corpus christi, mas adorei quando caiu numa sexta)

Preciso que um psicólogo me explique o motivo de tanto furor e drama nesses dias. Se é a programação especial da globo, muda de canal ou desliga a tv! Algumas pessoas sentem necessidade de mudar toda a sua vida em virtude de um número no calendário, sem nem ao menos saber por que escolheram aquele bendito dia. Para os que colocaram o #diadoamigo nos trendingtopics do twitter, aqui está a explicação para a amizade ser celebrada nesse dia. Espero do fundo do s2s2 que se emocionem.

Um caso bem interessante acontece no Japão: A terra do sol nasämt é praticamente budista; para eles, Jesus e nada são a mesma coisa. Entretanto, a mídia massiva do satânico povo Norte Americano foi tão forte que eles começaram a comemorar o Natal. Eles nem sabem o que é Jesus mas sabem muito bem o que é arvore de natal e Presentes, CLARO! -pra eles e para os maranhenses deve ser um plágio do guaraná-

(Confesso que no Natal quero é o presente. 10 minutos de oração, mas eu quero é o presente! - e eu sei que muitos dizem que isso é errado, mas pensam do mesmo jeito.)

E de todas as datas comemorativas, a pior é o dia dos namorados. A data é tão capitalista que, no Brasil, foi alterada para se afastar das outras e gerar furor nas lojas. E é um dia desagradável, não importando seu estado civil. É irritante estar desacompanhado e se ver rodeado por anúncios que incentivam o amor a dois.

Alem disso, solteiros tem que encarar todos gritando: "Vai ficar hoje sozinho em casa?". Enquanto isso, os acompanhados terão que aguentar um dia de melosidade extrema, para que o dia 13 não vire dia do solteiro. Se você não comprar O PRESENTE, ou trocar o usual "bom dia" pelo "Feliz dia dos namorados", seu parceiro logo vai reclamar. Tem gente que gosta desses mimos, mas seria bem melhor dividir esse drama igualmente em todos os 365 dias do ano: sobraria para 2011.

(e o pior de tudo é aguentar a programação da rede globo nesses dias especiais. Felizmente surgiu a internet. Ironicamente, não existe dia internacional da internet.)

Para encerrar, existe uma gigante diferença entre um discreto "feliz dia do amigo" e toda uma mudança de atitudes. Muitos amigos meus repetem rituais melosos em dias "especiais". Para eles, só posso dizer que ninguém é perfeito, e vou continuar amando vocês do mesmo jeito. Até você , sr. vento, que insiste em ventar diferente no dia 12 de junho.


-momento mendigo: Se você gostou desse texto, custarão 2 segundos divulgar no twitter. Clique no T embaixo do post, e Deus lhe pague!

Nenhum comentário:

Postar um comentário